domingo, 21 de maio de 2006

Violência nas escolas

Ora viva, cá estou de novo para partilhar com os vosselências mais umas ideias sobre um tema que me preocupa tanto como me irrita: violência nas escolas. Ela anda por aí, tenho-a visto no Marquês, parece bem de saúde i tal... ms ja estou a fugir ao assunto. O que eu tenho reparado é que os únicos acontecimentos escolares com importância suficiente para juntar todos os alunos de um estabelecimento de ensino são greves e porrada. Permitam-me que frize a importância do segundo item, porque não importa a raça, sexo, crença religiosa ou hábitos de higiene(?), onde houver porrada, há uma multidão de gente à volta. Acho fascinante este espectáculo lindo que consegue juntar tantas pessoas, para lá de preconceitos sociais ou de rivalidades pessoais, com o comum objectivo de ver alguem entrar numa ambulância. Claro que as situações variam, mas basicamente ha dois cenarios possiveis: a escola de gunas, em que a porrada é incentivada e usada como desculpa para descarregar as frustraçoes da semana, dado que em menos de cinco minutos toda a escola esta envolvida num círculo de confrontos; em alternativa, ha as escolas de betos, em que os alunos parecem alérgicos a violência e além de tentarem estragar a diversão de toda a gente afastando os envolvidos, ainda ouvimos desculpas para evitar a violência do género: "se eu não estivesse de roupa nova, eu dizia-te". Quer dizer, por favor, tentem não estragar a bela tradição portuguesa da pancadaria na escola, um belo unificador da nação... =P

2 comentários:

Anónimo disse...

God... Só tu para escreveres uma coisa destas =P Mas olha, na nossa escola é que é giro, pq ha sp aquele circulo à volta de quem esta à porrada, há os rapazes em cima dos bancos a berrar e a incentivar a pancadaria... E vais a espreitar e sao duas raparigas a discutir a 3 ou 4m de distancia uma da outra =P

Anónimo disse...

HAHAHAHAHAHAH!!! isso é kuaser plagio... looooooooooooool... mas é bem, afianl sempre é educativo ter banda... xegamos a conclusoes importantes este domingo... é o k se vê... eskeces-te-te foi de falar das bolas k por aí andam... loooooooooooooooool...

abraço